Inclusão digital - uma pesquisa, uma breve reflexão

O que é para mim a Inclusão Digital? Pois bem, quando penso neste conceito, o que me vem à ideia é os recursos que existem de modo a que todos (nomeadamente, pessoas com Necessidades Especiais) possam ter um acesso, por igual, às tecnologias.

Após uma pesquisa, encontrei o seguinte:
De onde destaco:  A Inclusão Digital constitui um dos principais pilares de qualquer política de promoção da Sociedade da Informação. Tem como principais objectivos corrigir desigualdades de acesso aos benefícios da Sociedade da Informação, evitar novas formas de exclusão e promover mais oportunidades de participação na sociedade a grupos populacionais mais vulneráveis. Esta população inclui pessoas com reduzida literacia, com poucas condições económicas, emigrantes, residentes em regiões ou locais desfavorecidos, pessoas com deficiência, idosos, entre outros.

Sendo uma área tão vasta debruço-me sobre a Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Especiais (pessoas com deficiência e idosos) por ser aquela que conheço melhor e consequentemente poderei analisar com maior rigor.” (Francisco Godinho)

Aconselho a leitura de todo o artigo.
Boas notícias: “Centro de Inclusão Digital já arrancou em Portugal”
E mesmo aqui, na nossa mui nobre instituição, Universidade do Minho, temos um Gabinete Para a Inclusão (GPI). No qual trabalha um colega nosso que esteve presente, na passada segunda-feira, na aula de TIC. Uma entrevista muito interessante. Parabéns Sr. Rui Miguel Segurado Silva.

Após a leitura destes textos, fico na ideia que há muito mais para fazer. O caminho começa a ser traçado e espero que a caminhada nunca mais termine.

No nosso dia-a-dia, temos a nossa vida muito facilitada com todas as novas tecnologias, e com a nova Era Digital. Mas nem sempre pensamos que, o que é simples para nós, não é para outros, pois essas tecnologias não são acessíveis a todos. Mas isso está a mudar. Fico feliz!

Comentários