Trissomia 21 - alguns softwares disponíveis

Hoje, debruço-me na Trissomia 21. Esta problemática já foi abordada nas UC's do mestrado e uma vez que tenho um aluno com Trissomia 21, o P., fiquei ainda mais alerta sobre os softwares disponíveis para pessoas com esta problemática.

Estes dias, quando fui dar aulas, entrei na sala dos professores e fiquei fascinada como o meu aluno, o P., "brincava" no computador. Incrível vê-lo manusear o rato e o teclado com uma facilidade espetacular. Por esse motivo, andei a pesquisar na net softwares disponíveis para pessoas com Trissomia 21.

Deixo-vos, aqui, o que encontrei no site da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 :

  • Oficina dos Gestos: "Aplicação multimédia para a promoção das competências comunicativas precoces das crianças com défice cognitivo.(...) O gesto funcional é utilizado de forma sistemática na intervenção com portadores de Trissomia 21 e é considerado como uma fase importante de transição para a fala em idade muito precoce. (...) Esta aplicação permitirá ainda a impressão de uma listagem de gestos que pode ser utilizada durante uma avaliação formal por qualquer técnico de educação. (...) Este conjunto contém gestos naturais e funcionais (qualquer interlocutor compreende o gesto efectuado pela criança) outros são simbólicos, não reenviando directamente para o conceito a transmitir. Esta situação não promove a comunicação plena numa fase de aquisição e transmissão de conceitos tão importante como a primeira infância ou mesmo a utilização do gesto funcional por crianças e jovens que o utilizam não como sistema aumentativo de comunicação mas como sistema alternativo."
  • Os Jogos da Mimocas "Software educativo para a Promoção do Acesso das Crianças com Deficiência Intelectual, aos Processos de Ensino / aprendizagem, no Âmbito da Intervenção Precoce. Alia a educação e o entretenimento, aumenta a motivação para a aprendizagem e é adequado a actividades de grupo em que participem crianças com patologia do desenvolvimento e crianças com dificuldades de aprendizagem, nomeadamente crianças com perturbação das competências comunicativas. Contemplando itens essencialmente funcionais e adequados ao início da faixa etária a que se dirige (18 meses), introduz uma metodologia baseada no processamento e na memória visual: Introduz ainda a leitura como suporte visual da palavra oral para a promoção do desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva (...) O software em questão permite ainda promover, como efeito secundário, a motivação para tarefas de mesa que são consideradas exigentes e monótonas. (...) De uma maneira geral, “Os Jogos da Mimocas” podem ser utilizados em actividades pedagógicas que pretendem: desenvolver a compreensão semântica, através do aumento do vocabulário compreensivo e expressivo e da realização de classificações; desenvolver a leitura, através da discriminação e memorização visual; desenvolver a consciência corporal, através da orientação espacial e identificação sexual; desenvolver a discriminação auditiva, através da discriminação de sons familiares e diferenciados; desenvolver a memória visual, através da identificação e memorização visual de itens que podem eventualmente ser palavras; desenvolver o raciocínio sequencial, através da organização de ideias e compreensão de acontecimentos segundo a evolução no tempo; aumentar o léxico e promover o desenvolvimento da gramática através da utilização de verbos, elementos de ligação e pronomes pessoais na frase."
  •  Os Números da Mimocas "Software Educativo para a Promoção do Acesso das Crianças com Deficiência Intelectual aos Processos de Ensino/Aprendizagem da Matemática no Âmbito da Intervenção Precoce. (...) Tendo em conta as características do déficit cognitivo (a limitação do raciocínio abstracto, a generalização, memória de trabalho limitada, dificuldade em recordar a informação retida na memória a longo prazo), assim como as dificuldades específicas da aprendizagem (a capacidade de atenção, aprendizagem com sucesso, padrões de evitamento), reforçamos a importância do computador como meio alternativo de comunicação, explorando a sua espantosa capacidade para seduzir e prender a atenção dos utilizadores."   
     

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