Tecnologias para a Comunicação Aumentativa e Alternativa

Este é mais um conceito no qual me debrucei. Quando ouvi este conceito o que me veio à ideia foram tecnologias a nível do computador; como o computador poderá ter um papel importante na comunicação de pessoas com necessidades especiais.

Após algumas leituras, fiquei a saber que estas tecnologias, também denominadas como CAA, servem para substituir a fala, havendo, na mesma comunicação, mas por outros meios.  As pessoas vão conseguir "expressar-se" com a ajuda do computador através de símbolos, palavras, sons. Leiam este artigo, pois dá-nos uma explicação muito concisa sobre o que são as CAA.

Fiquei também a saber que o Instituto Português de Psicologia tem, na sua formação, uma pós-graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa e Tecnologias de Apoio

Aconselho-vos, também, a verem estes slides, pois além de nos explicar o conceito supracitado, também nos dá a conhecer exemplos de tecnologias de apoio à Comunicação Aumentativa (ex. dispositivos, programas, teclados, digitalizadores)

Para muitos de nós falar é algo natural e muito simples. Mas para certas pessoas com necessidades especiais isso não é bem assim. Folgo em saber que a tecnologia já evoluiu o suficiente para ajudar estas pessoas, que têm muito a dizer, e, assim, poderem "dizer" o que vai dentro delas, pedir ajuda, partilhar pensamentos, enfim... comunicar!

Comentários

  1. Agora com o avanço da tecnolgia, através dos tablet's facilita imenso a utilização deste tipo de comunicação. Antes do sistema CAA, havia o sistema BLISS... que era muito mais complicado... De seguida veio a CAA, mas numa primeira fase eram necessários capas / cadernos para os alunos com as várias temáticas... Nest momento, com os tablet's os alunos têm "um mundo" nas mãos e só precisam deste meio para comunicarem com toda a sociedade.

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente no outro dia fiquei maravilhada com o facto de uma criança autista conseguir comunicar com os que a rodeavam através do computador. A menina escrevia tudo o que sentia e pensava, ajudando mesmo a que se possa compreender o que vai dentro do corpo e mente de uma pessoa que tem um problema assim.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário